Microdoc - 4ª Conferência Estadual de Cultura da Bahia
Por: TV Web Cultura - 19/04/2015 - 16:26:42
Vitória da conquista conhecida como a"Suíça Baiana" ou ainda a "Jóia do Sertão Baiano" com cerca de 310.129 habitantes, o que a torna a terceira maior cidade do estado e do interior do Nordeste foi palco da 4ª conferencia de cultura do estado da Bahia.
A cidade é considerada Capital regional de uma área que abrange aproximadamente oitenta municípios na Bahia e dezesseis no norte de Minas Gerais. Tem a altitude, nas escadarias da Igreja Matriz, de 923 metros podendo atingir mais de 1.000 metros nos bairros mais altos. Possui uma área de 3.743 km².
Devido essa importância a cidade ficará para sempre marcada com esta conferencia de cultura que deliberou questões para os próximos anos.
O encontro levou a cidade participantes de vários municípios e contou com 158 delegados, pertencentes aos 26 Territórios de Identidade da Bahia.
A cerimônia de abertura além de uma bela festa cidadã contou com a presença do governador Jaques Wagner, do secretário de Cultura da Bahia, Albino Rubim, do superintendente de Desenvolvimento Territorial de Cultura, Adalberto Santos, além de deputados estaduais, vereadores e do prefeito de Vitória da Conquista Guilherme Menezes.
Investir na capacitação dos agentes culturais, na criação de editais territoriais permanentes e na revisão de mecanismos de gestão que facilitem o diálogo orçamentário entre Município e Estado. Esses foram alguns dos pontos que nortearam as 76 propostas prioritárias aprovadas na IV Conferência Estadual de Cultura da Bahia
o secretário de Cultura, Albino Rubim, disse que "para construir uma cultura democrática, criativa e solidária é preciso que sociedade civil e o poder público exerçam a diversidade e a pluralidade no cotidiano de suas ações".
Entre outras propostas apresentadas destacam-se a demanda pela desburocratização dos editais de cultura, partindo da simplificação dos formulários, a descentralização da gestão cultural, e um adendo na Lei Orgânica de Cultura, regulamentando o orçamento para o setor. A reivindicação é que 1,5% da arrecadação do Estado seja direcionada à pasta da Cultura.
O encerramento da IV Conferência Estadual de Cultura foram abertas com falas do secretário de Cultura, Albino Rubim, do superintendente Estadual de Cultura, Adalberto Santos e do gestor de cultura de Vitória da Conquista, Gildelson Fetício.
Foram varias as intervenções artísticas participantes, tivemos uma hilariante dupla de palhaças que brincou com a plateia, um grupo de artistas coreanos que ampliaram ainda mais a diversidade cultural do evento, além de cordelistas, representantes da cultura afro e de cordelistas que brindavam o publico com rimas e conhecimento.
Tivemos também o palco livre onde muitos cantaram e encantaram suas cantarias e por falar em musica. O show da banda Café com blues e do cantor e compositor Zeca Baleiro na IV Conferência de Cultura na Praça Barão do Rio Branco em Vitória da Conquista, foram o ponto alto das apresentações artísticas do encontro, um grande público compareceu a praça e promoveu uma intensa troca de energia com esses. Em uma de suas declarações Zeca Baleiro afirma "arregaçarem as mangas" e ocuparem os espaços. Destacou, também, a necessidade de políticas de formação dos agentes culturais.
Vitória da Conquista elevou a discussão das politicas publicas bem mais alto do que os seus mil metros de altitude acima do nível do mar.
A Quarta Conferência marca também um novo caminho para conquistas e vitórias daquilo que nos faz ser um povo, nossa cultura.