Grande noite do Prêmio Caymmi de Música acontece nesta quinta (30), às 20h, no Teatro Castro Alves
Por: Secult BA - 28/04/2015 - 02:08:17

Ele representou e apresentou a Bahia para o mundo por meio de suas canções, nada mais glorioso (e merecido) do que encerrar o ciclo de comemorações do centenário do baiano Dorival Caymmi com a grande noite do Prêmio Caymmi de Música. É pelos caminhos do mar do mestre que, no dia 30 de abril – data do seu aniversário, às 20h, o Teatro Castro Alves será palco de um grande encontro de artistas e celebração da música baiana. O Prêmio Caymmi é o único do Brasil que contempla novos artistas e por isso sua enorme relevância para o cenário musical.

Com direção artística de Andrezão Simões, no evento, considerado o “Oscar” da música baiana, serão representados os três mundos de Caymmi (interior, lírico e urbano) por meio de canções eternizadas em sua voz. “Caymmi é um movimento. Uma matriz musical que se atualiza com o tempo. A entrega do Prêmio quer traduzir este requinte, amor e movimento pela música. Uma “viralização”, um movimento Caymmi de músicos e de músicas. Somos todos Caymmi. Eu também sou Caymmi”, revela Andrezão Simões.  Na ocasião, a interpretação das canções ficará por conta da deliciosa mistura de diversos artistas nacionais e até internacionais: todos homenageando o grande mestre da canção, Dorival Caymmi. Já estão confirmadas as participações da Orkestra Rumpilezz, Dori Caymmi, do grupo inglês STOMP, considerado um dos maiores grupos percussivos do mundo e que fará um número com o Quabales, Jussara Silveira, Margareth Menezes, Claudia Cunha, Virgínia Rodrigues, Gerônimo,  Lazzo e Alexandre Leão.

Inspirado no Troféu Caymmi, o Prêmio Caymmi de Música é uma realização da Via Press Comunicação e Eventos e nasceu do desejo da família Caymmi como forma de homenagear o centenário do seu patriarca. “Foi a partir do sonho do Dori Caymmi, que juntos sonhamos e chegamos até aqui. O Prêmio é um projeto estruturante, com muitos desejos, ações, parceiros, que acreditam no poder de transformação da cultura. É nossa declaração de amor pela música e pela Bahia”, diz a jornalista Elaine Hazin, diretora geral da Via Press. O projeto conta com patrocínio da GVT, Prefeitura Municipal de Salvador e Governo do Estado, através da lei de incentivo estadual FazCultura, e apoio do Shopping da Bahia, TVE e Rede Bahia.

Para abrilhantar ainda mais o anúncio dos grandes vencedores nas categorias Show, Videoclipe e Música (Canção e Instrumental), o renomado artista plástico Gustavo Moreno foi convidado para idealizar um troféu exclusivo para premiação. Inspirado no mar, na música e violão de Dorival Caymmi, o troféu foi produzido em metal dourado, lembrando a cor do pôr do sol. Ao todo serão entregues 21 troféus em diversas categorias e subcategorias, além de premiados especiais. No total de inscritos, foram 149 em Música, 101 em Show e 48 videoclipes, revelando a força da nova música da Bahia.

O Prêmio

Com formato democrático, a premiação foi dividida em seis etapas: inscrições; triagem técnica de documentação e materiais específicos para habilitação da inscrição; avaliação e pré-seleção pela Comissão Julgadora das Músicas, dos Shows e dos videoclipes participantes da premiação; avaliação in loco da Comissão Julgadora; apresentações de shows e músicas concorrentes nas mostras itinerantes realizadas em locais públicos de Salvador, intituladas de Festival Caymmi de Todas as Músicas; e premiação dos ganhadores na Cerimônia de Premiação.

Para esta edição do Prêmio, foi montada uma Comissão Julgadora com nomes respeitados da música baiana e formadores de opinião. Entre os nomes estão os músicos Luciano Bahia, Ronei Jorge, Cláudia Cunha e Luisão Pereira. Completando a comissão, o jornalista e critico musical, Luciano Matos. Além dos ganhadores em cada categoria, a Comissão foi responsável por selecionar as músicas que vão compor o CD do Prêmio. Ao todo serão 20 faixas, entre canções e músicas instrumentais.

O Prêmio Caymmi conta com o patrocínio da GVT, empresa de banda larga com ultravelocidades de até 150Mbps, TV por assinatura e telefonia fixa convergente, da Prefeitura de Salvador e do Governo do Estado, através do Fazcultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura do Estado da Bahia. Conhecida pelo caráter de inovação e qualidade, a GVT busca defender e apoiar causas relevantes para a sociedade no campo cultural e de responsabilidade social. A empresa mantém parceria desde 2009 com a ONG SaferNet, que tem sede em Salvador, na conscientização de crianças em jovens para o melhor uso dos meios digitais.

Os Festivais

Foi através do Festival Caymmi de Todas as Músicas que o Prêmio Caymmi transcendeu as funções de revelar e premiar as novas produções, ampliando o acesso do público aos produtos culturais e qualificando a produção musical no Estado. Indo além de uma etapa do processo de escolha dos vencedores da premiação, os Festivais Caymmi, que aconteceram em diferentes locais, atuaram como palco difusor da música e de talentos.

Trazendo o mar de Dorival como referência para a escolha dos locais de realização dos Festivais Caymmi de Todas as Músicas, a abertura aconteceu na Lagoa do Abaeté, nos dias 15 e 16 de novembro de 2014, como ato simbólico ao mestre da canção e inspiração maior do prêmio. Buscando expandir ainda os horizontes e levar música baiana de qualidade para toda cidade, a segunda edição aconteceu no Subúrbio Ferroviário, na comunidade de Tubarão, nos dias 24 e 25 de janeiro.

Na terceira edição, nos dias 7 e 8 de fevereiro, o Festival levou muita música para o Mercado do Peixe, no Rio Vermelho, bairro mais boêmio da cidade. E para fechar com chave de ouro, a última edição aconteceu nos dias 28 e 29 de março, no Jardim dos Namorados, inserida nas comemorações do aniversário 466 anos de Salvador.




Comentários

Vídeos

Últimas notícias

Apoio cultural