Óleo chega a Porto Seguro e se aproxima do Parque Marinho de Abrolhos
Por: Jean Estanislau - 01/11/2019 - 12:00:02

A tragédia ambiental provocada pelo vazamento de óleo que atinge inúmeras praias do Nordeste continua causando graves danos ambientais. As manchas que atingem o litoral da Bahia já chegaram à cidade de Porto Seguro, nesta quinta-feira (31). As praias atingidas ficam nos distritos de Arraial D’Ajuda e Trancoso, sendo então um dos destinos turísticos mais procurados do país.

As manchas foram observadas por pescadores e moradores do local e confirmadas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Porto Seguro e também pelo IBAMA.

O distrito com mais praias atingidas é Arraial D’Ajuda: praia do Mucugê, de Pitinga e de Taípe. Em Trancoso, a aparição foi de pequenas porções de fragmentos do óleo.

Abrolhos

A proximidade com a área de Abrolhos preocupa moradores e ambientalistas, em função dos impactos que o óleo pode causar, caso atinja o banco, que tem área total de 48.899 km².

O Banco de Abrolhos também é berço da baleia jubarte, que utiliza a região para reprodução e amamentação, entre julho e novembro.

Observações

Cabe ressaltar o descaso do governo, em solucionar o problema ou descobrir a origem do mesmo. Além disso, as gestões municipais das cidades atingidas, entre elas Porto Seguro, busca amenizar a situação para não interromper o fluxo de turistas que é grande com o início da alta temporada (novembro/dezembro), dessa forma comercializando o município para gerar sua economia. Entretanto frisa-se o cuidado que todos devem ter ao entrarem no mar.

Caso o problema não seja solucionado, atividades como a do turismo, sofrerão impactos negativos em toda costa nordestina, sendo então refletido na economia desses locais. Ainda considera-se os impactos ecológicos na fauna e flora marinha e consequentemente terrestre que estão sendo causados.

 




Comentários

Vídeos

Últimas notícias

Apoio cultural