‘Nada poderia ser pior que óleo chegar a Abrolhos’, dizem pesquisadores sobre risco a santuário marítimo na rota de mancha de petróleo
Por: BBC News Brasil - 27/10/2019 - 19:59:31

"Tudo o que vimos até agora é muito triste e preocupante. Mas nada poderia ser pior do que isso chegar lá".

O "isso", no caso, são as manchas de óleo que há quase dois meses invadem o litoral nordestino sem qualquer tipo de contenção efetiva. "Lá" é a região de Abrolhos, no extremo sul da Bahia. E quem faz esta afirmação em tom de pesar é a professora do Instituto de Geociências da Universidade Federal da Bahia (Ufba) Zelinda Leão, que desde a década de 1970 estuda os recifes de coral ali presentes.

Trata-se da mais extensa bancada de corais do Brasil e do Atlântico Sul, que resguarda, justamente por causa disso, a maior biodiversidade marinha da porção sul do Atlântico, com mais de 1.300 espécies já registradas entre fauna e flora.

A região possui ainda a maior produção pesqueira da Bahia, movimentando aproximadamente R$ 100 milhões por ano e provendo sustento a mais de 20 mil famílias.

Não à toa, o Parque Nacional Marinho de Abrolhos, criado em 1983, é a primeira unidade de conservação marinha do país, protegendo o arco de recifes costeiros e o Arquipélago dos Abrolhos, formado por cinco ilhas.




Comentários

Vídeos

Últimas notícias

Apoio cultural