Porto Seguro vem sediar a 1ª edição do sarau Sarará Trans - Sarau do Protagonismo da Negritude Trans, contemplando toda comunidade de Porto Seguro e região. O evento será realizado no dia 10 de agosto, às 18h30, na Abayomi Casa de Cultura, com entrada gratuita.
Sarará Trans é um projeto idealizado por Khalil Piloto, homem trans negro como parte da sua pesquisa de mestrado no Programa de Pós-Graduação em Ensino e Relações Étnico-Raciais – PPGER - UFSB. Realizado e produzido em parceria com a Abayomi Casa de Cultura, o apoio da UFSB - Universidade Federal do Sul da Bahia e do Instituto Sócio- Cultural Brasil Chama Africa.
Esse projeto vem expressar e manifestar diálogos, e exposições artísticas em torno das vivências evidenciando o protagonismo da negritude trans. Sendo o 1º evento com a temática da visibilidade transgênera do Sul e Extremo Sul da Bahia. O evento tem como finalidade a discussão do gênero trans no circuito cultural como lugar de fala através de amostra de filmes, debates, seguindo da literatura poética trans e musical, contando com a participação de alguns artistas trans e cis. Apresentando a Abayomi como um lugar acolhedor aos assuntos pertinentes de gênero, étnico e periférico.
Confira a programação:
18:30 – Amostra de filme Meu Corpo é Politico (Alice Riff)
20:00 – Roda de conversa, debate em função do tema apresentado no filme e considerações dos participantes relacionando com suas experiências.
20:40 – Exposições artísticas e Performance Dodi Leal, Vinicius Santos, Caz Angela, Athena Pilan Viana e Erlane Rosa
21:10 – Balburdia Poetica com microfone aberto com poesias diversas incluindo as da Dodi Leal e do Thomas Kapper.
21:25 – Intervenção Caiene Reis
21:45 – Apresentação especial Marina Matheus
22:30 – Apresentação musical com Jackie Chean, Nanny Phavanneli
23:10 – Pirofagia com Dira Souza Fernandes e Música Experimental com Caz Angela
23:30 – Encerramento e agradecimentos.
Idealização: Mestrando Khalil Piloto
Realização e produção: Khalil Piloto e Coletivo da Abayomi Casa de Cultura.
Apoio: UFSB, Instituto Sócio Cultural Brasil Chama África.