UFSB promove seminário para discutir Reciclagem de Resíduos Orgânicos
Por: Jojô noticias - 18/11/2019 - 22:10:19

A UFSB (Universidade Federal do Sul da Bahia) realizará nos dias 22 e 23 de novembro no Campus Sosígenes Costa, em Porto Seguro, o 2º Seminário de Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade, com ênfase na “Compostagem Acelerada”.

Muito se ouve falar em reciclagem de papelão, vidros e plástico, entretanto a reciclagem de produtos orgânicos, mesmo existente, é pouco comentada e aproveitada.

De acordo a professora Zenis Rocha, do Instituto de Química da Universidade Federal da Bahia (UFBA), após ouvir num noticiário, um apelo do papa Francisco à população do mundo inteiro, para cuidar do meio ambiente, resolveu utilizar os conhecimentos de química na área de compostagem acelerada.

Denominada “Compostagem Francisco”, em homenagem ao religioso; o tema será tratado com destaque no seminário da UFSB, devido à relevância que atingiu, em função do tempo de transformação dos resíduos. Na compostagem tradicional, o processo leva 120 dias; na compostagem Francisco, em apenas 15 dias se obtém o adubo, fruto de resíduos orgânicos.

A professora também confirmou que, além dos restos de alimentos, o processo também utiliza o coco verde, que leva cerca de dez anos para degradar, para obtenção do adubo, e que, já são mais de 20 toneladas de fertilizantes produzidos pelo projeto, utilizados pela UFBA e distribuídos para outras instituições.

“Alem de capacitar e treinar estudantes para produção de compostagem de resíduos de alimentos, o projeto busca conscientizar a comunidade acadêmica e os moradores de Salvador sobre a necessidade de contribuir para a coleta de resíduos”, pontua a professora

A abertura do seminário será no dia 22/11, às 14 horas, no campus local da UFSB, com uma palestra da professora Lenir Abreu, pesquisadora e entusiasta do tema.




Comentários

Vídeos

Últimas notícias

Apoio cultural