Bahia e Portugal se unem em Programa de Requalificação de Patrimônio Cultural
Por: A tarde - 11/11/2019 - 21:28:34

Com o intuito de recuperar prédios e edifícios históricos, a Bahia se une a Portugal, através do Programa de Requalificação de Patrimônio Cultural Edificado, integrado ao programa português Revive. A parceria deve alinhar ações que vão proporcionar a recuperação e a cessão, para a iniciativa privada, de prédios históricos de propriedade do Governo do Estado e de governos municipais.

“Nós estivemos em Portugal, fazendo uma vistoria do Programa Revive. Lá nós encontramos hoteis maravilhosos funcionando em prédios que estavam abandonados, e aqui nós temos alguns exemplos. Já temos algumas grandes empresas internacionais, especialmente do setor hoteleiro, interessadas. Com isso podemos, em vez de ter despesas para preservar o patrimônio, aumentar a receita, por meio da cessão remunerada, contribuindo ainda para a geração de emprego e renda”, afirmou o vice-governador e secretário de Desenvolvimento Econômico João Leão.

O secretário do Turismo, Fausto Franco, destacou o funcionamento do projeto. “Portugal hoje é um grande case de sucesso no Turismo. Então, estamos reunindo os governos do Estado e Federal, para que possamos colocar em prática esse exemplo que é pegar os sítios históricos abandonados ou subutilizados e transformá-los em equipamentos turísticos, não só na capital, como também no interior, especialmente no Recôncavo. O Turismo é uma forma muito rápida de gerar emprego e renda, e cabe a nós viabilizarmos essas estruturas para que de fato a iniciativa privada possa tocar esses projetos. Essa reunião hoje é inclusive mais técnica para orientar como é que isso vai acontecer, por meio do governo português, que viabiliza convênios com empresas européias para financiar esses empreendimentos”, afirmou.

A forma como as parcerias irão funcionar será definida durante uma reunião. A atividade faz parte de um termo de cooperação assinado, em junho deste ano, entre o Governo da Bahia e a Secretaria do Turismo de Portugal.




Comentários

Vídeos

Últimas notícias

Apoio cultural