Terreirada: reconhecimento e valorização do legado ancestral das religiões de matriz africana
Por: A cor da Cultura; Jean Estanislau; UFSB - 14/10/2019 - 14:41:36

As religiões de matriz africana foram incorporadas a cultura brasileira desde há muito, quando os/as primeiros/as escravizados/as desembarcaram no país e encontraram em sua religiosidade uma forma de preservar suas tradições, idiomas, conhecimentos e valores trazidos da África.

E assim como tudo que fazia parte deste universo, tais religiões – apesar de sua influência e importância na construção da cultura nacional – também foram perseguidas e, em determinados momentos históricos, até proibidas. Atualmente, os ataques mais expressivos às religiões de matriz africana vêm das chamadas religiões ‘neopentecostais’, que comumente as rotulam de ‘culto aos demônios’, ‘crendices’ e ‘feitiçarias’.

 Toda essa ignorância com relação a essas culturas gera um ambiente propício para intolerância, proporcionando sofrimento aos praticantes e a todos/as aqueles/as que fazem parte da população negra, que tem os seus direitos de pertença e identidade racial muitas vezes negado em função do racismo.

Considerando tais informações citadas acima, surge a “Terreirada”, evento realizado na casa de festas do Quadrado de Trancoso, com rodas de Conversa, apresentações culturais e oficinas sobre o tema, a fim de demonstrar a diversidade existente, e a necessidade e busca pelo respeito da mesmat.

Horário: 09h as 17h

Data: 01/12/2019




Comentários

Vídeos

Últimas notícias

Apoio cultural