Balanço oficial de desmatamento da Amazônia confirma dados de sistema de alerta
Por: G1 Notícias - 18/08/2019 - 16:36:42

 

 

              A série com dados oficiais de desmatamento da Amazônia dos últimos três anos, compilados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), mostra que os alertas preliminares de áreas com sinais de devastação na floresta vêm sendo confirmados ano a ano, e com margem.

A divulgação destes alertas gerou críticas do presidente Jair Bolsonaro, que afirmou que os números prejudicam a imagem do país. O episódio levou à exoneração do então diretor do instituto, Ricardo Galvão. Tanto a taxa oficial quanto os alertas diários preliminares são do Inpe, que é ligado ao Ministério da Ciência e Tecnologia.

De agosto de 2018 a julho deste ano, os alertas indicaram que 6,8 mil km² poderiam estar sob desmate. O balanço do período que se encerrou em julho de 2019 ainda não foi divulgado.

Em comparação, de agosto de 2017 a julho de 2018 os alertas sinalizaram desmate em 4,5 mil km ² e a taxa oficial ficou em 7,5 mil km² – 64,8% maior.

Bolsonaro critica dados do Inpe

 

A divulgação dos alertas de desmatamento têm sido alvo de críticas do governo. Bolsonaro chegou a dizer que o então diretor do Inpe, Ricardo Galvão, deveria "estar a serviço de alguma ONG".

Galvão negou e diversas entidades se posicionaram a favor do Inpe. O episódio levou à exoneração de Galvão. Douglas Morton, diretor da Nasa, considerou a decisão algo "significativamente alarmante". O oficial da Força Aérea Darcton Policarpo Damião assumiu interinamente o comando do Inpe.

As críticas aos dados de desmatamento e o aumento dos alertas de devastação também levaram a Alemanha, que envia recursos para projetos de conservação da Amazônia, a anunciar a suspensão de R$ 155 milhões em investimentos. "A política do governo brasileiro na região amazônica deixa dúvidas se ainda se persegue uma redução consequente das taxas de desmatamento", declarou a ministra do Meio Ambiente da Alemanha, Svenja Schulze, apontando que somente quando houver clareza, a cooperação de projetos poderá continuar.

 




Comentários

Vídeos

Últimas notícias

Apoio cultural