Desfile Cívico em Comemoração aos 61 anos de Itapebi/BA
Por: Jean Estanislau - 14/08/2019 - 23:08:01

Nesta quarta-feira (14/08), ocorreu na cidade de Itapebi/BA, o desfile cívico em comemoração aos 61 anos de emancipação da cidade.

Compareceram ao desfile, autoridades políticas, membros da secretaria de saúde, educação, assistência social dentre outros, além dos moradores da sede da cidade, distritos e cidades circunvizinhas.

O desfile contou com diversos atores sociais que foram e são responsáveis pelo desenvolvimento econômico do município, em especial os agricultores.

Além disso, aspectos culturais, não só de Itapebi como também do nordeste em geral foram destacados, havendo a presença do movimentos indígena, bordadeiras, representação encenada dos cangaceiros e dançarinos de frevo, e também a capoeira.

Nota-se a inclusão e valorização de grupos que anteriormente não tinham representação, e em muitas outras cidades não possuem esse espaço, o que é o caso da comunidade LGBTQI+ e do movimento dos sem-terra (MST) que também desfilaram e se apresentaram.

Os desfiles cívicos, que acabaram se perdendo em algumas localidades se fazem necessários para a permanência e afirmação da cultura de um povo, muito mais do que um ato político, é um reencontro de tradições.




Comentários

Vídeos

Últimas notícias

Apoio cultural