Notícias: XIII Semana de Educação da Pertença Afro-Brasileira, o V Encontro de Educação das Relações Étnicas e o I Colóquio Internacional de Educação das Relações Étnicas.
Por: - 13/10/2017 - 20:04:45

APRESENTAÇÃO

Entre os dias 16 a 20 de novembro de 2017, o ODEERE – Órgão de Educação e Relações Étnicas da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Campus de Jequié, realizará a XIII Semana de Educação da Pertença Afro-Brasileira, o V Encontro de Educação das Relações Étnicas e o I Colóquio Internacional de Educação das Relações Étnicas, tendo como tema: "Etnicidades, redes sociais e novas formas de apropriações/expropriações de conhecimentos".

Este Órgão vem desenvolvendo ações interdisciplinares com um programa de pesquisa, ensino e extensão, voltados para o estudo das relações étnicas. Sendo assim, nossos estudos das etnicidades aferem a existência de grupos étnicos e a forma como os mesmos se organizam politicamente, bem como, buscamos entender os processos assimétricos entre os diversos grupos étnicos na sociedade brasileira e como tais grupos se relacionam.

Os objetivos dos eventos se voltam para: estudar os discursos dentro e fora das redes sociais entre diferentes grupos étnicos; promover discussões que propicie reflexões acerca das novas formas de apropriações/expropriações destes grupos; propiciar possibilidades de reflexões acerca das novas formas de opressões – racismo, sexismo, xenofobia, etc., que ocorrem em diferentes redes, muitas vezes veladas; refletir acerca das novas formas de apropriação/expropriação de conhecimentos utilizando redes sociais para o ensino das Relações Étnicas; debater sobre os limites e possibilidades na aquisição de novas formas de conhecimentos; criar possibilidades de encontro entre a academia e a população; propiciar debates étnicos sobre populações, movimentos sociais e diversos conteúdos sociais entendendo os mesmos como forma de ampliar os espaços para o debate de pesquisas, propostas e reflexões com temas das Relações Étnicas.

As discussões serão realizadas durante estes encontros em dois Grupos de Trabalhos (GT's), assim especificados: GT 01- Etnicidades, Educação e Memória e no GT 02- Etnia, Gênero e Diversidade sexual. Estes eventos incluirão em sua programação atividades de palestras, minicursos, oficinas e atividades artísticas. Assim, a expectativa é reunir interessados pelas temáticas, pesquisadores e pesquisadoras, graduandas e granduandos, de diferentes áreas de conhecimentos, professores e professoras dos diversos níveis de escolaridade, visando dar visibilidade e intercambiar os conhecimentos produzidos.




Comentários

Vídeos

Últimas notícias

Apoio cultural