Edital - Virada Sustentável Salvador 2019
Por: Virada Ssutentável - 27/09/2019 - 12:56:55

Inscreva-se de 11 de setembro a 11 de outubro

Queremos projetos inspiradores!

Quem disse que a sustentabilidade, apesar dos complexos desafios associados, não pode ser alegre e inspiradora?

Procuramos pessoas e organizações, projetos em sustentabilidade, sociais, culturais, artísticos e alinhados com essa visão. Queremos contribuir efetivamente para a construção de um mundo melhor e mobilizar pessoas para esta guinada, a partir de uma abordagem positiva, propositiva, que aponte caminhos e soluções possíveis para a sociedade que desejamos.

A Virada Sustentável Salvador 2019 será realizada entre os dias 08 e 10 de novembro propondo o conceito “O Centro Pulsa – A Vida em Movimentos”. Acesse o texto conceitual disponível no nosso site para aprofundar sua compreensão acerca da proposta e desenvolver o seu projeto alinhado com as nossas diretrizes.

Leia atentamente os termos do Edital antes de preencher o formulário.

Todas as informações cadastradas são importantes. Lembre-se que a divulgação da sua proposta, no caso de seleção, dependerá do correto preenchimento deste documento, pois cada atração terá uma página na Agenda de programação da Virada Sustentável, e as informações para a página serão geradas a partir do que foi informado no preenchimento do formulário.

Em 2019, a Virada Sustentável Salvador contemplará projetos que se enquadrem nas modalidades “atividades financiadas”, “adesões dependentes” ou “adesões independentes” que estejam alinhadas com a cultura da sustentabilidade:

  • Atividades financiadas: propostas que necessitam de financiamento;
  • Adesão dependente: projetos que necessitam apenas de disponibilidade de local e/ou estrutura;
  • Adesão independente: projetos que não necessitam de qualquer tipo de financiamento nem estrutura pois são autossuficientes, mas desejam entrar na nossa programação ganhando divulgação e formação de público.

Para tirar dúvidas sobre o Edital, envie e-mail para contato.salvador@viradasustentavel.org.br. Convidamos os proponentes a acessarem o Manual de Preenchimento com orientações detalhadas de como preencher o edital da forma correta.

Em nosso site também temos a opção “Quero apoiar a virada!”, onde possíveis parceiros podem se inscrever para ceder um espaço, ajudar na divulgação e/ou apoiar ou patrocinar a Virada Sustentável.

Seja também um voluntário durante o festival Virada Sustentável Salvador, inscreva-se aqui (será emitido certificado a todos voluntários participantes).

Seja bem-vind@!

MANUAL DE INSCRIÇÃO

DA INSCRIÇÃO

O Edital da Virada Sustentável Salvador 2019 é direcionado a artistas, educadores, palestrantes, terapeutas holísticos, organizações, fundações, movimentos, coletivos, escolas, universidades e equipamentos culturais que tenham interesse em inscrever seus projetos para integrar a programação do evento, todos com conteúdos ligados aos 17 Objetivo1s do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Fique atent@ aos 10 ODS que estamos priorizando neste edição, disponível no texto conceitual.

O edital estará aberto do dia 11 de setembro a 11 de outubro de 2019, às 23:59. Após esta data não será mais possível aplicação de propostas.

Para compor a programação “financiada” da VS Salvador 2019 serão aceitos proponentes pessoas físicas e jurídicas (neste caso, será necessário o cadastramento de um representante legal mediante o envio de comprovação de vínculo e/ou contrato assinado no prazo a ser estipulado pelo festival). No caso de proponentes pessoas físicas, terão prioridade atividades “não financiadas”.

Cada proponente pode se inscrever individualmente ou como representante de um grupo e apresentar um ou mais projetos. O grupo deverá ser representado por apenas uma pessoa.

No caso de projetos que contemplem mais de uma atividade é necessário que cada atração seja submetida individualmente no sistema do edital fazendo referência ao título do projeto que abriga as atividades.

Este ano as categorias contempladas, por tipo de adesão, são:

  • Atividades financiadas: Artes Visuais (exposição, intervenção, fotografia, graffite, mapping, lambe-lambe, outros); Cinema; Circo; Contação de História; Dança; Literatura; Música; Oficina; Performance; Teatro; Multidisciplinar;
  • Adesão dependente e Adesão independente: Brincadeira, Ecogastronomia, Expedição, Feira de troca, Jogo, Palestra / Roda de Conversa, Tecnologia e Inovação, Oficinas em geral, assim como atividades artísticas que não necessitem de financiamento para acontecer.

Este edital não tem um número pré-definido de vagas para cada categoria, sendo esta uma seleção que segue a lógica interna da realização do evento de acordo com critérios de sua comissão julgadora e de seu conselho curador.

Reforçamos apenas que todos os projetos inscritos deverão obrigatoriamente contemplar temas ligados aos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), estar alinhados ao tema conceitual (O Centro Pulsa – A Vida em Movimentos) e comprovar sua qualidade de realização.

Não serão aceitos projetos com intenção de cobrança de ingressos, já que toda programação proposta pela Virada Sustentável é necessariamente gratuita. Também não serão aceitos projetos de conotação partidária, religiosa ou que estimulem qualquer forma de discriminação.

Virada Sustentável Salvador terá liberdade de convidar atividades não inscritas neste edital, caso julgue que as mesmas possam contribuir para a construção da programação do Festival.

DO APORTE FINANCEIRO

Para aumentar a quantidade de locais e pessoas impactadas, serão priorizados projetos que, além de estarem alinhados com o tema e comprovarem sua qualidade de execução, sejam compatíveis com as possibilidades de financiamento do evento, ou seja, não impliquem em despesas demasiadamente elevadas ou fora da realidade de preços do mercado.
Damos como referência o valor máximo de R$ 5.000,00 (cinco mil reais) por projeto.

Encorajamos a inscrição de exposições de artes visuais que tenham como assunto os 17 temas apontados nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

LOCAIS DE REALIZAÇÃO

Esta edição do Festival irá ocorrer em diversos espaços do Centro Antigo de Salvador (parques públicos, centros culturais, praças, ruas, sedes de instituições e organizações parceiras) além de abrirmos a possibilidade para realização de projetos em outras áreas da cidade.

Caso o proponente já tenha local de realização definido, deverá indicá-lo no ato da inscrição no campo adequado. Os projetos inscritos e aprovados sem indicação de local poderão ser alocados pela produção de acordo com sua categoria, conteúdo e faixa etária com parâmetro na melhor adequação a programação geral do Festival.

DA APROVAÇÃO

A Comissão Julgadora selecionará os projetos atendendo a cinco quesitos principais:

  1. Alinhamento com a proposta conceitual: O Centro Pulsa – A Vida em Movimentos;
  2. Relevância e atratividade do conteúdo para o público;
  3. Aderência a um ou mais temas dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e à proposta da Virada, devendo trabalhar a questão da sustentabilidade a partir de uma abordagem positiva e inspiradora;
  4. Capacidade de atendimento das necessidades de local e técnicas dos projetos pela organização da Virada;
  5. Capacidade técnica do proponente para execução da proposta submetida.

Projetos inscritos em parceria entre duas ou mais organizações também somarão pontos nos critérios de aprovaçãoOutros pontos relevantes para maior pontuação é a capacidade de síntese e clareza das propostas e o envio de imagens – links e fotos – que ilustram bem a atração proposta.

A Virada Sustentável Salvador 2019 se reserva ao direito de utilizar as formas de contato cedidas na ficha de inscrição para obter mais informações antes de qualquer parecer e a não realizar projetos previamente aprovados caso os mesmos não atendam às exigências já preestabelecidas neste edital ou não cumpram prazos para envio de informações e documentos que serão solicitados no período de contratação.

Os proponentes não terão acesso à avaliação da comissão julgadora e desta forma não caberá questionamento de qualquer natureza sobre este edital. Ao final da seleção, todos os proponentes receberão uma notificação sobre seu resultado.

DAS CONTRAPARTIDAS

A Virada Sustentável oferece como contrapartidas espaços de alcance ao público para realização das ações propostas, divulgação nos seus canais de comunicação e o estímulo para o encontro e o diálogo de agentes de todos os setores da sociedade que compartilham o interesse de esclarecer, difundir e implementar o conceito de “sustentabilidade”.

A Virada Sustentável se compromete a gerir com responsabilidade os impactos socioambientais gerados pelo evento.

DO RESULTADO, CONTRATAÇÃO E PAGAMENTO

Após a seleção, a organização da Virada Sustentável Salvador notificará via e-mail todos os proponentes sobre seus resultados. 

Pessoas Físicas proponentes, responsáveis pelas propostas selecionadas, deverão apresentar os seguintes documentos: CPF, RG, comprovante de endereço, comprovante de conta bancária, PIS ou NIT.

Pessoas Jurídicas proponentes, responsáveis pelas propostas selecionadas, deverão apresentar o código de prestação de serviços e o CNAE do CNPJ equivalentes ao serviço prestado, além de comprovação de adimplência com as obrigações fiscais e legais no âmbito Federal, Estadual e Municipal.

Os proponentes PF e PJ serão responsáveis por:

(A) Apresentar, no prazo de até 3 dias úteis após o recebimento de notificação via e-mail, a primeira parte da documentação para a contratação:

  • (A1) Termo de Adesão preenchido e assinado pelo representante legal PF e PJ;
  • (A2) Cópia do cartão CNPJ para PJ;
  • (A3) Contrato social para PJ;
  • (A4) Ficha de Dados Cadastrais (FDC), ou Comprovante de Inscrição e de Situação Cadastral Mobiliária Municipal correspondente para PJ;
  • (A5) Dados da conta bancária vinculada ao CPF ou CNPJ do emitente da Nota Fiscal para PF e PJ;
  1. Apresentar toda a documentação que poderá ser solicitada pela organização referente ao processo de contratação e realização da atividade, além da documentação listada acima;
  2. Assinar o contrato responsabilizando-se pelo cumprimento dos horários e dias marcados para a realização da atividade selecionada e cumprimento das exigências relativas à contratação;
  3. Apresentar, até a data que será acordada no contrato, todos os documentos que comprovem liberação ou pagamento dos direitos autorais para execução da atividade por parte dos órgãos SBAT, ABRAMUS, ECAD e Autores Independentes, além de autorização de uso de imagem de todos os participantes.
  4. Emitir nota fiscal correspondente ao serviço prestado de acordo com as orientações apresentadas no contrato;

Documentos referentes às contas bancárias deverão ser entregues apenas por proponentes selecionados para as atividades financiadas.

Caso o prazo não seja cumprido, o projeto será automaticamente desclassificado, ficando a cargo das equipes de curadoria e programação substituí-lo.

O Pagamento das atividades aprovadas na categoria “Atividade Financiada” será efetuado da seguinte forma: 50% na assinatura do contrato e 50 % em até 45 dias após o evento, mediante o cumprimento das exigências apresentadas neste edital e no contrato assinado e recebimento da nota fiscal.

Qualquer incidência de ação fiscal que possa haver, incluindo eventuais custos com os Correios, é de responsabilidade dos proponentes participantes.

O presente edital e o formato de realização da Virada Sustentável Salvador estão sujeitos a cancelamento ou alterações, em parte ou no todo, a qualquer tempo e serão informadas nos canais de comunicação da Virada Sustentável.

PERGUNTAS FREQUENTES

  • Quem pode se inscrever?

Artistas de todas as linguagens, educadores, palestrantes, terapeutas holísticos, organizações, fundações, movimentos, coletivos, escolas, faculdades e equipamentos culturais que tenham algum conteúdo, atração cultural ou atividade relacionados aos temas indicados neste edital e que queiram apresentá-lo na Virada Sustentável Salvador 2019, a partir das indicações de proponência descritas no item “DA INSCRIÇÃO”.

  • Se o meu projeto for aprovado, já estarei na programação da Virada Sustentável?

Não. Você estará na programação após ajustes e confirmação de disponibilidade de horário e estrutura, envio da documentação complementar (dados para contratação) e após checagem destes dados pela produção da Virada Sustentável Salvador 2019.

  • Como será feita a seleção?

A organização da Virada Sustentável constituirá uma ou mais Comissões Julgadoras com convidados e especialistas para a seleção dos projetos atendendo a três quesitos principais:

1) Adequação da proposta submetida ao conceito desta edição (O Centro Pulsa – A Vida em Movimentos);

2) Relevância e atratividade do conteúdo para o público;

3) Aderência a algum dos 17 Objetivos de Desenvolvimento  Sustentável e à proposta da Virada, de trabalhar a questão da sustentabilidade a partir de uma abordagem positiva e inspiradora;

4) Capacidade de atendimento, pela organização da Virada, das necessidades técnicas dos projetos, caso existam;

5) Capacidade técnica do proponente para realização da atividade proposta.

Projetos inscritos em parceria entre duas ou mais organizações também somarão pontos nos critérios de aprovação

  • Todos os projetos serão aprovados?

Não. A maior parte dos projetos não aprovados em outras edições tinham necessidades que a organização do evento não pôde atender. Outros não tinham aderência em relação aos temas propostos.

  • Quais os documentos serão necessários para contratação dos projetos aprovados na modalidade “Atividade financiada”?

Como os recursos para pagamento dos projetos selecionados virão de projetos de incentivo fiscal, a documentação necessária está baseada naquela exigida pelas Leis de Incentivo, alguns documentos são:

- Termo de Adesão preenchido e assinado pelo representante legal da PF e PJ;

- Cópia do CPF e RG para PF, cartão CNPJ com CNAE correspondente ao serviço que estará sendo prestado (exigência válida tanto para empresas como para ONGs);

- Contrato social

- Ficha de Dados Cadastrais (FDC), ou Comprovante de Inscrição e de Situação Cadastral Mobiliária Municipal correspondente para PJ;

- Dados da conta bancária vinculada ao CNPJ do emitente da Nota Fiscal para PF e PJ;

- Contrato assinado com a equipe da Virada Sustentável para PF e PJ;

  • Posso inscrever mais de uma atividade ou atração?

Sim. Não há limite de número de inscrições de projetos por parte dos proponentes.

  • Não tenho fotos do meu projeto, pois ele é inédito. O que faço?

A organização da Virada Sustentável recomenda que neste caso o proponente descreva detalhadamente o projeto e anexe um esboço, croqui ou link que ilustre claramente o projeto a ser executado. Além disso, é necessário o envio de uma imagem, tamanho (1200px x 750px em formato JPG) que represente a atividade e será exibida no site, para ilustrar a atividade. As imagens solicitadas, além de muito importantes para a divulgação prévia do projeto, caso ele seja aprovado, é determinante para a equipe de curadoria no entendimento e avaliação do projeto.




Comentários

Vídeos

Últimas notícias

Apoio cultural