Notícia: ITABUNA - MORRE A ATIVISTA CULTURAL TIA LÚCIA (ipolitica.blog.br)
Por: Wilson - 05/03/2019 - 11:41:00

O sul da Bahia perdeu, no início da noite desta segunda-feira de Carnaval, a religiosa e ativista cultural Maria Lúcia Góes Brito. Uma das maiores incentivadoras das manifestações culturais da região e uma grande cultuadoras do Candomblé em nossos meio, “Tia Lúcia” faleceu neste dia 04 de março, no Hospital Calixto Midlej, onde estava hospitalizada.

Natural do interior de São Paulo, “Tia Lúcia” era servidora municipal aposentada e “ekede” – “zeladora dos orixás” – do Ilê Axé Ijexá Orixá Olufon, terreiro do babalorixá Ruy Póvoas há mais de quarenta anos. Completaria 74 anos no próximo dia 28 de maio.

Conheci “Tia Lúcia” na minha adolescência; fomos vizinhos no Alto Maron. Uma figura doce e calma, sempre preocupada com o próximo, com a preservação do meio ambiente e as religiões de matriz africana. Foi membro do Colegiado Setorial Nacional de Cultura, do Conselho de Cultura de Itabuna e fez parte do FAEG-Sul–Fórum de Agentes, Empreendedores e Gestores Culturais do Território Litoral Sul da Bahia.

Registro a minha dor, a grande perda e a eterna saudade da querida amiga!

Por Ederivaldo Benedito

 




Comentários

Vídeos

Últimas notícias

Apoio cultural